Mês das Bibliotecas Escolares na EB1/JI de Fafião

       No mês de outubro assinala-se a comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares. Assim as atividades desenvolvidas na nossa escola foram decorrendo ao longo do mês.
       No dia 19 de outubro contámos com a visita da professora Ana Silva, num momento que relembrou a importância das bibliotecas e da criação de hábitos de leitura. Para tal, serviu de motivação a esta abordagem a exploração da história por ela apresentada: “Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros”. De seguida, muito entusiasmados, os alunos elaboraram um crachá, alusivo à história ouvida, com a mensagem “Eu amo livros!”.
       Também no decurso deste mês, os nossos alunos realizaram a sua inscrição na Biblioteca Itinerante Raul Brandão e já iniciaram a requisição de obras.
         Paralelamente, decorreu como é habitual o empréstimo domiciliário de obras do Cantinho da Leitura da nossa escola, tendo sido explicitado, quer numa situação, quer na outra, o regulamento do empréstimo e as formas de organização dos livros nas prateleiras. Esta aprendizagem revelou-se igualmente significativa, na medida em que fomenta nos alunos a perceção da existência de normas de organização e de utilização de uma biblioteca, favorecendo assim a sua autonomia e responsabilização na requisição das obras selecionadas.
            Perto do final do mês, as atenções dos alunos voltaram-se sobre o Halloween e o encerramento da comemoração decorreu com a leitura da história “O vampiro que bebia groselha”, da obra “Seis histórias às avessas”, de Luísa Ducla Soares. As crianças realizaram ainda um trabalho de Expressão Plástica dedicado à personagem principal da história.

                                                                                                       EB1/JI de Fafião









Ad Code

Responsive Advertisement